Por que plantar árvores?
As árvores são importantes para o meio ambiente porque elas
- Absorvem carbono e regulam o clima:
As árvores ajudam a resfriar o planeta, pois absorvem e armazenam gases de efeito estufa nocivos – como dióxido de carbono – em seus troncos, galhos e folhas e liberam oxigênio de volta à atmosfera. Uma árvore madura pode absorver uma média de 10 kg de dióxido de carbono por ano.
- Oferecem habitat, alimento e abrigo para os seres vivos:
Uma única árvore pode abrigar centenas de espécies de insetos, fungos, musgos, mamíferos e plantas. Diferentes animais da floresta precisam de diferentes tipos de habitat, dependendo do tipo de alimento e abrigo que necessitam. Sem as árvores, as criaturas da floresta ficariam sem nenhum lugar para chamar de lar.
- Absorvem poluentes nocivos e liberam oxigênio limpo:
As árvores ajudam a limpar o ar que respiramos. Através de suas folhas e cascas, eles absorvem poluentes nocivos e liberam oxigênio limpo no ar.
- Captam a água da chuva e, assim, reduzem o risco de inundações/deslizamentos de terra:
As árvores desempenham um papel fundamental na captação da água da chuva e na redução do risco de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra. Seus intrincados sistemas de raízes agem como filtros, removendo poluentes e retardando a absorção da água no solo. Esse processo evita a erosão prejudicial do deslizamento de água e reduz o risco de supersaturação e inundações. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, uma árvore perene madura pode interceptar mais de 15.000 litros de água todos os anos.
- Criam impacto social fornecendo sustento e empregos:
De arboristas a madeireiros e pesquisadores, as oportunidades de trabalho oferecidas pela indústria florestal são infinitas. No entanto, não contamos apenas com as árvores para gerar empregos. A arborização sustentável fornece madeira para a construção de casas e abrigos, além de madeira de queima para cozinhar e aquecer. As árvores que produzem alimentos fornecem frutas, castanhas, frutas silvestres e folhas para consumo de humanos e animais e proporcionam um poderoso impacto nutricional.