novembro 20, 2023
Quando você vê o edifício de fora, pode pensar que é um hotel novo. Uma fachada de madeira muito bem desenhada, grandes janelas refletindo a paisagem de montanhas e muito verde ao seu redor. Mas o que primeiro parece ser um resort tem uma função diferente: é uma unidade de produção da CERATIZIT. Sob o teto de madeira que se estende pelo espaço, existem máquinas e funcionários apressados. A instalação em Kreckelmoos é a mais nova unidade de produção do Grupo Plansee e a mais inovadora em sua construção. Sustentabilidade, eficiência energética e compatibilidade ambiental foram o foco do planejamento.
A construção de edifícios de produção energeticamente eficientes, como o de Kreckelmoos, apoia o caminho do Grupo Plansee para reduzir a pegada de carbono (CCF) da empresa de forma sustentável. Isso, por sua vez, também reduz a Pegada de carbono do produto (PCP) dos produtos da Plansee e da CERATIZIT. A PCP indica a quantidade de gases de efeito estufa emitidos durante a produção de um produto ou por quilograma de produto. A CERATIZIT foi a primeira empresa do setor a apresentar um modelo de cálculo e classificação da PCP de seus produtos de metal duro. O modelo de cálculo foi desenvolvido para as duas empresas em conjunto. A CERATIZIT quer incentivar clientes, parceiros e outras empresas a adotarem o padrão recém-desenvolvido – para maior transparência na indústria. Para a CERATIZIT e a Plansee, o cálculo da PCP inclui todos os processos desde a extração das matérias-primas, a produção dos produtos semiacabados/blanks e do produto acabado, e o transporte das matérias-primas e produtos intermediários até o ponto onde o produto sai da empresa (do berço ao portão). Dessa forma, a Plansee continua a fortalecer a sua posição como parceira de inovação e desenvolvimento para os seus clientes nesta área, e a CERATIZIT aproxima-se do seu objetivo de ser líder da indústria em sustentabilidade.
A história do novo edifício começou há uns seis anos sob a premissa de crescer ainda mais na localização de Reutte. Mas onde? Após uma busca intensiva, foi encontrado um local de construção adequado na B179, num antigo aterro. O bairro Breitenwang de Kreckelmoos fica a apenas um quilômetro de distância do local principal em Reutte e está conectado a ele por uma estrada secundária. A fase de planejamento e conceito foi seguida pelo processo de licitação e, finalmente, pelo início da construção em 2019, quando as primeiras escavadeiras entraram em ação. A ATP architekten ingenieure realizou a unidade de produção em Kreckelmoos com parceiros principalmente regionais do Tirol. O processo de mudança começou em janeiro de 2023 e deverá continuar até o segundo semestre de 2024.
A CERATIZIT produz ferramentas de metal duro na fábrica de Kreckelmoos. A Plansee produz materiais de revestimento para displays, eletrodos para fusão de vidro e componentes para a indústria de semicondutores e tecnologia médica. Soluções de automação de última geração complementam o maquinário.
A refrigeração do edifício é fornecida pelo curso de água canalizado Breitenwang “Ritsche”, água subterrânea em tubulações e principalmente por duas bombas de calor no porão, que foram instaladas em uma sala de máquinas especialmente projetada. Para evitar um remanso artificial das águas subterrâneas e das encostas e para coletar e drenar a água acumulada, tubos de drenagem foram instalados sob a fundação durante a construção de Kreckelmoos. A água é retirada das duas fontes para uso termal e depois descarregada de volta no Ritsche. A água de drenagem restante é liberada em um biótopo próximo, revitalizando-o. Da primavera ao final do verão, o edifício é em grande parte resfriado diretamente através do uso térmico das duas fontes de água. Nos meses de inverno, a refrigeração necessária da máquina é gerada através das bombas de calor e, ao mesmo tempo, o calor residual é utilizado para aquecimento.
As bombas de calor extraem energia do ar, do solo ou da água e tornam o calor obtido utilizável para aquecimento. O princípio é como o de uma geladeira. Ela extrai calor de seu interior e o conduz para fora para resfriar o interior. A bomba de calor inverte este princípio. Como a geladeira, no entanto, uma bomba de calor também pode funcionar como um ar condicionado. Em Kreckelmoos, o Grupo Plansee utiliza ambas as funções.
O edifício de três andares, que tem aproximadamente o tamanho de dois campos de futebol, é aquecido por bombas de calor, o uso dos compressores de ar de calor residual e a recuperação de calor durante a refrigeração dos lubrificantes de refrigeração.
Neste último processo, o lubrificante de refrigeração é resfriado e o calor residual gerado no processo é elevado a um nível de temperatura mais elevado pelas bombas de calor e utilizado para aquecimento. Qualquer excesso de calor residual é dissipado de volta ao ar ambiente. As bombas de calor são alimentadas com eletricidade através de um sistema fotovoltaico no telhado. Se a alimentação do sistema fotovoltaico for insuficiente, as bombas de calor funcionam através da rede eléctrica. Isso significa que o novo edifício gera energia de aquecimento e refrigeração 100 por cento autossuficiente em condições ideais. Consequentemente, o aquecimento e a refrigeração são praticamente possíveis sem combustíveis fósseis. Nas salas de produção, a ventilação, as unidades de recirculação no teto e os difusores de indução suspensos livremente garantem o clima interno ideal.
Além do paisagismo exterior com plantas nativas resistentes, o telhado da unidade de produção também foi foco de medidas de revitalização. A área verde é de 15.000 metros quadrados. A vantagem: a área verde da cobertura ajuda a melhorar o microclima porque baixa a temperatura ambiente e evita assim a formação de ilhas de calor. Isso garante um clima interior ideal para que seja necessária menos energia para o ar condicionado. Em segundo lugar, o telhado verde serve como uma proteção natural contra a precipitação, o que leva a uma maior vida útil da vedação do telhado e, assim, a uma redução nos custos de manutenção e reparação. Além disso, a vegetação é um filtro natural de retenção em caso de precipitação: Em caso de chuvas fortes, a água é retida pelas plantas e pela estrutura especial da cobertura e é descarregada tardiamente na drenagem da cobertura. Isso alivia o sistema público de drenagem de águas pluviais e evita inundações.
Este artigo apareceu pela primeira vez no Living Metals de outubro de 2023, “Como fortalecemos nossos pontos fortes juntos” e foi ligeiramente adaptado.