março 28, 2024
Para muitos europeus, a Bulgária ainda é uma espécie de terra incógnita, um país desconhecido, embora Sunny Beach seja muito popular entre os turistas mais festeiros. Longe da costa do Mar Negro, a Bulgária tem belas paisagens e muita história guardada. No coração deste maravilhoso país fica Gabrovo, sede da Plansee MW GmbH e da CERATIZIT Bulgária.
Gabrovo:
População: 44.786 (2022)
Área: 233,8 km2
Densidade populacional: 191,6 habitantes/km2
Altitude: 329 m
A cidade com os seus quase 45.000 habitantes fica junto ao Rio Yantra e tem sido um centro econômico da Bulgária durante séculos.
A Bulgária é um país-ponte, situado na transição da Europa para a Ásia – ou vice-versa – e marcado por uma história inigualável. A Bulgária não é apenas o lar das primeiras evidências de vida humana na Europa, mas também da cultura Karanovo, os mais antigos vestígios de assentamentos humanos no continente. Além disso, devemos à cultura de Varna o mais antigo tesouro de ouro conhecido na história da humanidade. A posição geográfica do país, com influência entre a Grécia, o Império Romano e o Império Otomano, levou a uma história agitada com numerosas guerras e ocupações por potências estrangeiras. A história deixou a sua marca na Bulgária e garantiu que não fosse apenas um país bonito do ponto de vista paisagístico, mas também culturalmente muito interessante.
No coração deste país fica a cidade industrial de Gabrovo, sede da Plansee MW, da CERATIZIT Bulgária e da CB-CERATIZIT Europa. A cidade com os seus quase 45.000 habitantes está localizada junto ao Rio Yantra e tem sido um centro econômico da Bulgária durante séculos. Parte do motivo disso é o período de ocupação otomana da Bulgária, que durou do final do século XIV ao final do século XIX. Naquela época, Gabrovo estava localizada na fronteira externa do Império Otomano e era um importante centro comercial. No final do século XIX, a cidade começou a se transformar em um centro têxtil, ganhando o apelido de “Manchester Búlgara.” Após a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária tornou-se uma República Popular comunista e a indústria em Gabrovo passou dos têxteis para o processamento de metais, para promover a modernização da Bulgária.
Em 1949, a fábrica estatal de ferramentas Bolshevik foi fundada em Gabrovo. Mais tarde foi renomeada como Instrument. Com o colapso do Bloco do Leste, grande parte da economia búlgara também entrou em colapso. Muitas fábricas fecharam, pessoas perderam o emprego e a “Manchester búlgara” passou por momentos difíceis. No final da década de 1990, o interesse pela antiga indústria em Gabrovo voltou a aumentar e o Grupo Plansee veio para Gabrovo. Em 1996, a antiga Plansee Tizit adquiriu a Instrument e integrou-a à Tizit (agora parte da CERATIZIT). Em 1998, a Plansee MW GmbH foi fundada como subsidiária da CERATIZIT Bulgária. Atualmente, 155 funcionários da Plansee MW produzem componentes para a indústria de iluminação, eletrônica de potência, setor de transportes e tecnologia médica. Além disso, aqui são processadosânodos rotativos usadosem tomógrafos computadorizados. Ao mesmo tempo, a CERATIZIT Bulgária está se transformando em um centro de competência para produtos padronizados e produtos personalizados e emprega mais de 600 pessoas.
Em 1949, a fábrica estatal de ferramentas Bolshevik foi fundada em Gabrovo. Mais tarde foi renomeada como Instrument. Mas com o colapso do Bloco do Leste, grande parte da economia búlgara também entrou em colapso.
A Plansee MW é administrada por Robert Schranzhofer desde 2018. Nascido no Tirol, ele já estava envolvido com a unidade de Gabrovo há muitos anos. Ele reconheceu o potencial e as oportunidades desde o início e, portanto, ficou feliz em mudar seu local de trabalho de Reutte para Gabrovo. A adaptação não foi nenhum problema. “Os búlgaros são muito parecidos com os austríacos”, diz ele. “Eles são sociáveis, descomplicados e dão grande importância à boa alimentação.” Os alemães às vezes são mais difíceis, acrescenta ele com uma piscadela. Seu correspondente na CERATIZIT Bulgária é Georgi Petrov. Ele é natural de Plovdiv, cerca de duas horas e meia ao sul de Gabrovo. Tal como ele, muitos búlgaros de todas as partes do país mudaram-se para Gabrovo nos últimos anos. A razão para isso é a revitalização da cidade. Muitas grandes empresas de toda a Europa garantiram que a “Manchester búlgara” se tornasse mais uma vez uma metrópole econômica vibrante. “Uma razão para isso é rapidamente explicada”, explica Robert Schranzhofer. “Se você olhar o mapa, Gabrovo fica no meio da Bulgária. São apenas cerca de três horas de carro até o Mar Negro. Você pode chegar à fronteira com a Turquia ou a Romênia com a mesma rapidez.
A fronteira com a Grécia fica a apenas quatro horas de distância.” Georgi Petrov acrescenta: “Ao mesmo tempo, Gabrovo tem uma longa história de produção de metal de alta qualidade, que remonta aos anos 70.” O Grupo Plansee acredita firmemente no potencial da unidade de Gabrovo. É por isso que iniciou este ano medidas de expansão e conversão na unidade. Isto inclui a construção de uma unidade de produção sustentável completa para a CERATIZIT Bulgária – uma novidade em Gabrovo. As novas áreas de produção, armazenamento e serviços estão sendo construídas no local de uma antiga unidade de produção. No processo, a margem do rio, há muito tempo negligenciada, será transformada em uma atraente área recreativa com espaços verdes, caminhos e bancos com vista para o Rio Yantra, bem como para as florestas próximas. O objetivo declarado: não se trata apenas de criar as melhores condições possíveis para a produção, mas também de proporcionar às pessoas satisfação suficiente e relaxamento ao ar livre.
O bem-estar dos colaboradores também é zelado nos prédios. Para aquecimento, refrigeração, ventilação e iluminação, os arquitetos contam com a luz solar, a água do rio e a reutilização do calor residual gerado pelos processos de fabricação. Isso não só ajuda a reduzir a pegada de CO2, mas também compensa do ponto de vista econômico. Os custos operacionais são significativamente reduzidos, os custos de aquecimento e refrigeração em 75% e 65%, respectivamente, a demanda de energia para ventilação em 75 quilowatts por hora e o consumo de eletricidade para iluminação em 50%.
Ao fabricar novos produtos, modernizar as instalações e projetar processos de fabricação sustentáveis, a CERATIZIT continuará a ganhar importância na região – um argumento importante para a atratividade do local dentro da rede de produção do Grupo e localmente para os funcionários atuais e futuros. Um centro de treinamento está sendo construído dentro do local de produção para a educação e treinamento dos funcionários.
A CERATIZIT Bulgária fornece soluções personalizadas e padrão na área de ferramentas de corte e soluções em metal duro para muitas indústrias, como aeroespacial, indústria eletrônica, engenharia de energia, indústria automotiva, engenharia mecânica e indústria médica. As principais tecnologias da Plansee MW Gabrovo são processamento mecânico, tratamento de superfície e revestimento de componentes feitos de molibdênio e tungstênio. Os produtos ali fabricados são utilizados na indústria de semicondutores, iluminação e médica.
A Plansee MW também está modernizando seus locais de produção. Por trás do projeto “Hexenküche” (Cozinha da Bruxa) está a remodelação de um galpão de fábrica onde são finalizadas placas de base para produção de semicondutores. A produção está programada para começar em três níveis até o final do ano. A fábrica inclui uma nova linha de revestimento, uma linha de tratamento de superfície e salas de limpeza e inspeção final. A unidade de Gabrovo é parte integrante do Grupo Plansee, assim como a própria cidade. Para se tornar o empregador preferido em Gabrovo e divulgar a CERATIZIT e a Plansee, a empresa decidiu patrocinar o clube de futebol FC Yantra. O tradicional clube de Gabrovo joga atualmente na segunda divisão búlgara de futebol e tem objetivos ambiciosos. A partir de agora, os logotipos da Plansee MW e da CERATIZIT Bulgária não estarão apenas estampados nos placares e ingressos, mas também diretamente nas camisas dos jogadores. “Dessa forma, todos os torcedores no estádio poderão perceber que nos sentimos parte da cidade e da região”, afirma Robert Schranzhofer. “Vimos que esta campanha já aumentou o interesse, o que também é visível nas redes sociais e tem um efeito muito positivo na imagem das duas empresas”, acrescenta Georgi Petrov.
DETALHES DO PROJETO:
Centro logístico com cantina, 2 salas de produção com áreas administrativas, centro de energia, sala de armazenamento para eliminação automática de cavacos e salas de recreação
Superfície construída 12.161 m2
Volume bruto (GV) 120.000 m3
Altura do edifício 10 m
Largura do edifício 45 m
Profundidade do edifício 223 m
Investimento 20 milhões €
Este artigo apareceu pela primeira vez no Living Metals de outubro de 2023, “Como fortalecemos nossos pontos fortes juntos” e foi ligeiramente adaptado.