abril 22, 2024
A proteção do produto é a principal prioridade ao enviar nossas ferramentas, e as embalagens plásticas ainda são o padrão. Felizmente, porém, agora existem embalagens feitas de material 100% reciclado.
Descubra como passamos a usar essas embalagens, como as estamos desenvolvendo junto com nossa parceira, a rose plastic, e o que podemos esperar da reciclagem de plástico no futuro em nossa entrevista com Stephan Lenz, Key Account Manager na rose plastic.
Stephan Lenz (Photostudio Weimann)
1. Por que o plástico provou seu valor como material de embalagem?
O plástico é um material muito leve e muito eficiente que - se analisarmos o assunto de forma objetiva e técnica - tornou-se indispensável em nossa sociedade, indústria e vida privada. Isso acontece porque é possível criar um produto muito estável com uma ampla gama de opções funcionais usando muito pouco material. Além disso, já foi demonstrado repetidamente no passado que, no final, as alternativas de materiais supostamente mais ecológicos não se revelam equivalentes, e muito menos melhores.
Como fabricante de embalagens plásticas rígidas, também acreditamos que o material só deve ser usado onde for útil e oferecer o maior benefício. Este é o caso das embalagens de ferramentas. A principal questão é como lidar com o material ou produto no final de sua vida útil. Infelizmente, a imagem que a mídia cria de que o plástico é algo “ruim” é um tanto unilateral e, para o meu gosto, injustamente “emocionalizada” e não faz jus à importância do tema. Afinal de contas, não é o material em si que polui o ambiente ou os oceanos. Na minha opinião, o problema surge em outro lugar: no descarte ou, mais precisamente, no final do ciclo de vida de um produto de plástico que precisa ser tratado adequadamente.
2. Qual é a estratégia de sustentabilidade da rose plastic? Quais materiais são utilizados nas embalagens sustentáveispara a CERATIZIT e como a reciclabilidade é garantida?
A matéria-prima dos plásticos é o petróleo bruto – um recurso limitado, como todos sabemos. No passado, os produtos plásticos eram descartados no exterior, principalmente na Ásia, ou usados para gerar energia. Como resultado, um recurso que sabemos ser finito foi e está sendo destruído para sempre. É aí que entra a nossa estratégia de sustentabilidade: usamos os recursos disponíveis com responsabilidade, pensando nas gerações futuras. Ambas as empresas – rose plastic e CERATIZIT – têm a mesma mentalidade e orientação: a sustentabilidade é uma missão e, de preferência, deve ser vivida e internalizada em todas as áreas.
Vivemos o processo da sustentabilidade há muitos anos em nossa empresa, reintegrando os nossos resíduos de produção no processo produtivo. Além disso, temos trabalhado intensamente há cinco anos para migrar nosso material virgem utilizado anteriormente para plásticos reciclados. No passado, isso não era fácil, pois simplesmente não havia materiais adequados disponíveis no mercado. Mas a situação mudou nos últimos anos: o mercado se desenvolveu rapidamente e agora temos materiais reciclados de alta qualidade disponíveis. Desde então, temos transformado continuamente o nosso portfólio de produtos de matérias-primas virgens para plásticos reciclados.
Um efeito colateral positivo do uso desses plásticos é que eles reduzem a pegada de carbono dos nossos produtos em bons 60-70%. Outro aspecto fundamental da nossa estratégia de sustentabilidade é a nossa tarefa principal de “proteção do produto”. Isso porque o produto a ser embalado representa uma proporção muito maior da pegada de carbono total do que a embalagem, que geralmente representa cerca de 2% da pegada de carbono total.
A reciclabilidade sempre foi parte integral do desenvolvimento dos nossos produtos, para os quais trabalhamos principalmente com soluções de embalagens de um único material - é o que chamamos de “Design for Recycling”. Nossa principal prioridade é sempre garantir que nossos produtos sejam fáceis de reciclar. Temos otimizado continuamente esta área nos últimos anos.
Estou particularmente satisfeito porque, com as pessoas de contato responsáveisna CERATIZIT, temos uma equipe com a qual já trabalhamos em cooperação para implementar desenvolvimentos de produtos bem-sucedidos. Isso levou a uma melhoria significativa da sustentabilidade, emissões de CO2 reduzidas, reciclagem mais fácil e, finalmente, benefícios de produtividade na cadeia de valor interna da CERATIZIT. Trata-se de uma cooperação exemplar de igual para igual, com apreciação mútua e uma parceria que, infelizmente, nem sempre pode ser considerada garantida no mundo dos negócios de hoje. Na minha opinião, esta é a única forma de podermos satisfazer as exigências da concorrência global e sermos bem sucedidos de forma “sustentável”.
3. Como é o ciclo de vida das embalagens?
Nossas embalagens são utilizadas principalmente como embalagens descartáveis. Após a retirada do produto - no caso da CERATIZIT, ferramentas com haste e insertos intercambiáveis - a embalagem é descartada como resíduo. Por quê? Cada embalagem tem a “função” de proteger o produto de alta qualidade embalado, a fim de garantir que ele funcione 100%. A proteção do produto é, portanto, a principal prioridade. Para garantir esta proteção do produto da melhor maneira possível, a embalagem deve estar em perfeito estado. Porém, todo tipo de embalagem, inclusive a nossa, inevitavelmente se desgasta ao ser aberta e fechada.
Outro aspecto é que o possível uso múltiplo está associado à limpeza prévia. No contexto geral do consumo de energia, da logística e dos recursos necessários, isso é inviável do ponto de vista ecológico e econômico, até onde eu sei. Além disso, os sinais visíveis de uso nas embalagens não causam uma boa impressão na entrega de ferramentas de precisão de alta qualidade. Como resultado, o valor do produto embalado certamente sofreria de forma latente.
4. Como a rose plastic/CERATIZIT conseguem recuperar embalagens usadas? (Processo: economia circular)
Atualmente, ainda recebemos regranulados do nosso fornecedor de materiais para a fabricação dos nossos produtos com material reciclado. Este foi e é apenas o primeiro passo para nós. Para sermos globalmente sustentáveis, o próximo objetivo é estabelecer um sistema de reciclagem. Neste sistema, os itens de plástico rígido devem ser coletados em um processo definido, recolhidos por empresas de descarte autorizadas e encaminhados para empresas de reciclagem. Estas empresas poderiam então transformar os supostos “resíduos plásticos” – que deveríamos e devemos considerar como um recurso no futuro – em granulados reciclados de alta qualidade.
Por fim, nós os compramos e usamos para fabricar novos produtos. Isso fecha o ciclo. Não são necessários novos recursos sob a forma de novos materiais – na melhor das hipóteses, apenas numa extensão muito limitada. O resultado é um ciclo recorrente, comparável ao sistema de depósito existente na Alemanha para garrafas PET de bebidas no setor privado. Também lançamos um projeto-piloto conjunto com a CERATIZIT sobre o tema de sistemas de reciclagem, com o objetivo de desenvolver um padrão no mercado.
5. Existem planos para desenvolvimentos ou expansões futuras das soluções de embalagens sustentáveis para a CERATIZIT?
Também estamos em contato próximo neste assunto e continuaremos no caminho que já trilhamos juntos. Estou sempre ansioso para conversar com meus parceiros da CERATIZIT, que regularmente nos abordam com projetos desafiadores. Como compartilhamos a mesma filosofia de trabalhar juntos com sucesso num espírito de parceria e confiança, o nosso trabalho é particularmente agradável e sustentável.
Nota dos editores: a embalagem plástica reciclada da rose plastic está sendo implementada gradativamente. A primeira mudança no portfólio aconteceu na Europa, seguida por outros locais internacionais. O objetivo é ter um padrão global no grupo para apoiar as metas de sustentabilidade.