Grupo CERATIZIT

janeiro 17, 2024

Nós cuidamos disso! Embalagens sustentáveis​ajudam a reduzir o CO2

Simon Bleiholder (à esquerda) e Jürgen Duwe

Simon Bleiholder (à esquerda) e Jürgen Duwe

As embalagens plásticas são um componente importante da nossa vida cotidiana. E até as nossas ferramentas de alta qualidade exigem a melhor proteção possível durante o transporte. Para sua dissertação de bacharelado, Simon Bleiholder investigou como essas embalagens podem se tornar sustentáveis. O resultado: embalagens que são fabricadas com material 100% reciclado e, como resultado, economizam uma enorme quantidade de CO2. Na entrevista, Simon Bleiholder e Jürgen Duwe nos contaram mais sobre este projeto.

Simon, como você chegou ao tema do seu trabalho de bacharelado “Avaliação e geração de um conceito para embalagens sustentáveis de insertos intercambiáveis”?

Eu estudei engenharia mecânica industrial na Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten. No quinto semestre, concluí meu semestre prático em uma empresa que fabricava máquinas para a indústria de embalagens, principalmente para a indústria alimentícia e de tecnologia médica. Como eu já conhecia a CERATIZIT através de estágios, dei uma olhada nos anúncios de emprego para minha tese de bacharelado – e então me deparei com o anúncio para o conceito de embalagem. 

O objetivo da minha dissertação de bacharelado foi avaliar e criar um conceito para a embalagem sustentável de insertos intercambiáveis​de torneamento PCD ISO para a usinagem de rodas de liga leve. Ao fazer isso, o foco estava claramente na capacidade de reciclagem das embalagens. O objetivo era encontrar um material de embalagem sustentável, que permitisse manter a embalagem no ciclo do material pelo maior tempo possível. Para isso, analisei e avaliei o design, o material da embalagem e a capacidade de reciclagem mais detalhadamente, pois isso influencia diretamente na reciclabilidade da embalagem.
 

Que critérios precisavam ser considerados para isso?

Um critério de decisão essencial ao escolher um material de embalagem sustentável são as crescentes emissões de CO2 que são liberadas durante a fabricação do material de embalagem e das embalagens. A reciclabilidade das embalagens é analisada e avaliada com base na atual infraestrutura de reciclagem de última geração na Alemanha. Isto inclui, entre outras coisas, se a embalagem pode passar facilmente pelo processo de reciclagem. A resposta para isso é “sim” - desde que tudo seja devolvido ao ciclo pelo cliente.
 

É praticamente impossível fazer isso tudo sozinho. Quem te aconselhou?

Fui integrado diretamente na equipe desde o primeiro dia e, como resultado, não acompanhei apenas coisas que faziam parte da minha dissertação de bacharelado, mas também coisas que afetam os negócios diários. Tive a oportunidade de trabalhar diretamente com a equipe e obter um panorama geral. Para aconselhamento e suporte, Jürgen Duwe, Team Leader Technical Content Management, esteve sempre ao meu lado.
 

Jürgen, como foi o trabalho em cooperação e/ou apoio de Simon? Qual era a sua tarefa e como Simon se desenvolveu?

A colaboração foi muito boa desde o início e, graças ao empenho particular de Simon em questões de sustentabilidade, ele conseguiu “ganhar impulso muito rapidamente”. Pude me concentrar na coordenação, fazia perguntas detalhadas e analisava os pontos que ele apresentava durante as reuniões regulares de consultoria. Graças à sua natureza muito aberta, ele conseguiu obter rapidamente novas percepções e informações para sua dissertação com as interfaces externas e os departamentos especializados.

Embalagens sustentáveis

Qual é a propriedade mais importante para uma embalagem?

A propriedade mais importante é certamente a proteção ideal dos nossos produtos de alta qualidade durante o transporte e armazenamento. Isso significa que todas as embalagens devem ser robustas externamente, mas ao mesmo tempo tão pequenas e leves quanto possível e, de preferência, empilháveis. Além disso, todas as funções de proteção devem ser cumpridas sem nenhum outro material de embalagem ou recursos de embalagem. Afinal, cada grama a mais ou cada centímetro cúbico adicional de espaço de armazenamento tem um impacto negativo na sustentabilidade dos nossos produtos.  

É óbvio que os produtos devem chegar aos nossos clientes em segurança. No entanto, estudos também mostram que se uma única ferramenta fosse danificada, o dano seria maior do que se todas as embalagens de uma entrega fossem danificadas. Como resultado disso, recursos muito mais importantes seriam desperdiçados. Isso enfatiza ainda mais o uso sustentável das embalagens.
 

O que uma embalagem oferece além de proteção?

O que não pode ser negligenciado em nenhuma circunstância é que a embalagem também deve ter um visual atraente, porque muitas vezes é a primeira coisa que o cliente vê – como se fosse o cartão de visita dos nossos produtos e da empresa. Por isso, optamos por uma versão em vermelho, que nos diferencia de outros fabricantes já à primeira vista. Se, além disso, houver um rótulo claramente compreensível com os principais dados do produto, nossos clientes saberão imediatamente que podem confiar 100% no produto entregue.
 

Tudo isso parece muito bem pensado. Existem também índices determinando o valor com que o impacto das emissões de CO2 pode ser reduzido apenas com a embalagem?

Claro, isso também foi algo que analisamos: em 2021, mais de 6,3 milhões de embalagens plásticas saíram das nossas fábricas, o que representa um peso total de aprox. 58,6 toneladas de plástico. Se extrapolarmos o volume esperado na Europa para 2022, podemos economizar 226 toneladas de emissões de CO2 por ano ao utilizar embalagens feitas de plástico PCR, em comparação com plástico recém-fabricado. Como resultado, reduziremos as nossas emissões de CO2 com embalagens em pelo menos 60%.
 

Isso é impressionante! Quando vai começar a transição?

A transição das embalagens para reciclado PCR já foi iniciada e está continuando sucessivamente. É claro que a embalagem anterior será usada primeiro, mas depois será substituída sem problemas pela nova. Tivemos um cuidado especial para garantir que as distâncias do fabricante da embalagem até nós também fossem curtas. A Rose Plastic é nossa empresa parceira, com sede nas proximidades do Lago Constança, no entanto, também têm unidades na China e na Índia, de onde pode nos fornecer regionalmente.
 

Quer dizer que estamos utilizando material 100% reciclado em todas as embalagens?

Se considerarmos todos os componentes da embalagem, ainda há um desafio: atualmente, nenhum dos nossos rótulos é feito de material 100% reciclado. Por enquanto, decidimos manter o uso de material virgem para eles, mas prestando atenção meticulosa à alocação da embalagem ao rótulo. Isso significa que são usados sempre os mesmos materiais, que podem passar juntos pelo processo de reciclagem. E assim que houver alguma novidade da nossa parceira de desenvolvimento Rose Plastic, faremos a transição imediatamente. Como estamos em contato próximo com eles, somos sempre informados rapidamente sobre as últimas inovações.
 

Jürgen, ficou claro desde o início a importância que a questão das embalagens teria?

Inicialmente, tínhamos apenas uma ideia aproximada do que poderia ser analisado e redefinido como parte da dissertação. No entanto, rapidamente ficou claro para nós que havia muito mais por trás da embalagem de nossos produtos do que apenas a embalagem em si. Além disso, uma colaboração entre todos os locais de produção é de grande importância para que todos estejam a bordo desde o início. A colaboração muito próxima e muito boa com nosso fornecedor Rose Plastic também tem sido muito útil, porque podemos aproveitar sua experiência e suas contribuições.
 

Simon, você está satisfeito com o resultado da sua tese de bacharelado? E o que você fará agora?

Acredito que tanto meu professor quanto a CERATIZIT ficaram satisfeitos com o resultado. O professor Markus Prem, da Faculdade de Engenharia Mecânica, avaliou minha dissertação com 1,5 (o equivalente a uma nota máxima). Além disso, a CERATIZIT deixou de ser apenas um parceiro de projeto e agora é meu empregador: desde 1º de agosto, ocupo o cargo de Technical Project Development Manager na equipe de gestão de inovação de Andreas Armbruster. E os próximos projetos interessantes já estão em andamento. 

Este artigo foi publicado pela primeira vez internamente em dezembro de 2022 e foi ligeiramente adaptado para este artigo do blog. O portfólio de embalagens recicladas está em constante expansão.