Grupo CERATIZIT

junho 26, 2023

CERATIZIT apresenta a primeira classificação de pegada de carbono do produto para Metal Duro

Modelo padronizado para o cálculo e a classificação da PCF
PCF

A CERATIZIT introduziu o primeiro padrão para o cálculo e a classificação da pegada de carbono de produtos de metal duro.

CERATIZIT S.A., Mamer, Luxemburgo (sede), 26 de junho de 2023

 

Durante a EMO Hannover 2023, a principal feira mundial para tecnologia de produção, a CERATIZIT, uma empresa do Grupo Plansee, apresentará o primeiro padrão para o cálculo e a classificação da pegada de CO2 de produtos de Metal Duro, chamada de Pegada de Carbono do Produto (PCF). Em combinação com um sistema de pontuação e classificação, os especialistas em metal duro de Luxemburgo prometem aumentar a transparência no cálculo da pegada de carbono de produtos e incentivam outros participantes da indústria de Metal Duro a se envolverem.

 

“Nosso objetivo é estabelecer um padrão comum no mercado para o cálculo e a classificação da pegada de carbono de ferramentas de usinagem, soluções e pós de Metal Duro. Dessa maneira, poderemos oferecer aos clientes a transparência desejada em relação à pegada de carbono”, explica o porta-voz do Conselho, Dr. Andreas Lackner. De maneira semelhante aos sistemas de avaliação para eletrodomésticos, veículos motorizados e alimentos, os clientes devem ser capazes de ver e avaliar rapidamente a pegada de um produto. A classificação alfabética PCF (Product Carbon Footprint, ou Pegada de Carbono do Produto) pode ser integrada em qualquer ficha de dados de produto ou documento de venda. Nos próximos meses, a CERATIZIT introduzirá a classificação PCF em todo o portfólio de produtos, apresentando assim produtos e serviços relacionados e incentivando clientes, parceiros e outros participantes do setor a também adotar o padrão recém-desenvolvido.

 

Pegada de carbono da empresa serve como base

A base para o cálculo da pegada de carbono do produto é a respectiva Pegada de Carbono Corporativa (CCF), ou seja, a pegada de carbono da empresa como um todo. Em conformidade com a norma ISO 14067:2018, a pegada de carbono do produto abrange não apenas as emissões atribuíveis aos Escopos 1 e 2, mas também a parte upstream das emissões do Escopo 3, que podem ser atribuídas a produtos específicos (bens e serviços adquiridos, transporte e distribuição upstream, assim como resíduos das operações em andamento). Para levar ainda mais em consideração as necessidades dos clientes, a CERATIZIT utiliza a abordagem Cradle-to-Gate, que não inclui as emissões downstream.

Graças à cadeia de suprimentos totalmente integrada para matérias-primas, a CERATIZIT é capaz de fornecer dados precisos para a pegada de carbono do produto. “Nosso objetivo é conduzir a indústria de Metal Duro para um futuro sustentável. No entanto, cabe ao cliente decidir entre um produto padrão com transparência PCF detalhada ou uma solução com pegada de carbono particularmente baixa. Com o nosso padrão, oferecemos a base para que esta decisão seja tomada de maneira fundamentada”, diz o Dr. Andreas Lackner.

 

Classes premium recicladas para Cilindros de Metal Duro e trabalhos em Madeira

Para os clientes que querem reduzir ativamente a pegada de carbono do produto em seu próprio leque de produtos, as classes de Metal Duro da série upGRADE da CERATIZIT oferecem soluções eficazes, inovadoras e que podem ser imediatamente utilizadas. A classe CT-GS20Y para cilindros e ferramentas de usinagem e a classe KLC20+ para trabalhos em madeira são fabricadas com mais de 99% de matérias-primas secundárias selecionadas rigorosamente e combinam desempenho premium com um PCF particularmente baixo, que está em média cerca de 60% abaixo do PCF das classes padrão correspondentes da CERATIZIT.

PCF

A CERATIZIT introduziu o primeiro padrão para o cálculo e a classificação da pegada de carbono de produtos de metal duro.

Downloads

  • Download Image
    Press Photo
    DOWNLOAD IMAGE (31 kB)
  • Download Image

Press contact:

Parwez Farsan
CERATIZIT S.A.
101, Route de Holzem
LU-8232 Mamer
Luxembourg
+352 31 20 85-854
press@ceratizit.com

CERATIZIT – com paixão e espírito pioneiro para metais duros

Há mais de 100 anos, a CERATIZIT é pioneira no desenvolvimento de soluções em metal duro excepcionais para usinagem e proteção contra o desgaste. A empresa privada, com sede social em Mamer, Luxemburgo, desenvolve e produz ferramentas de corte altamente especializadas, insertos intercambiáveis e cilindros feitos de materiais duros, além de peças de desgaste. O Grupo CERATIZIT é o líder de mercado global em várias áreas de aplicação e desenvolve com sucesso novas classes de metal duro, cermet e cerâmica, para trabalhos em madeira e pedra.

 

Com 7.000 funcionários em 30 unidades de produção e uma rede de vendas com mais de 50 filiais, a CERATIZIT é um participante global na indústria de metal duro. A rede internacional da empresa inclui a subsidiária Stadler Metalle e a joint venture CB-CERATIZIT.

 

O líder em tecnologia investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento e possui 1.000 patentes. As soluções em metal duro inovadoras da CERATIZIT são usadas em vários setores, incluindo engenharia mecânica e fabricação de ferramentas, nas indústrias automobilística e aeroespacial e nas indústrias de petróleo, gás e médica.