Grupo CERATIZIT

setembro 19, 2023

CERATIZIT lança o primeiro padrão de PCF para metal duro

Classes de PCF agora visíveis em faturas e na loja online
CERATIZIT launches the first PCF standard for cemented carbide

CERATIZIT S.A., Mamer, Luxemburgo (sede), 19 de setembro de 2023

 

Por ocasião da EMO 2023 em Hannover, a CERATIZIT deu início à introdução do primeiro padrão de Pegada de Carbono do Produto (Product Carbon Footprint, PCF) para produtos de metal duro. Desde 18 de setembro, a classificação PCF da primeira leva de produtos é exibida na loja e em todas as faturas. Informações detalhadas sobre a PCF dos produtos correspondentes podem ser solicitadas como serviço adicional.

 

“O início da introdução sistemática de classificações PCF em nosso portfólio de produtos é um marco importante. Eles não apenas permitem que nossos clientes calculem com mais precisão a sua própria pegada de carbono corporativa. Mais do que isso, as classificações PCF também fornecem a base para estabelecer uma estratégia de redução das suas próprias emissões”, comentou o porta-voz do Conselho Executivo, Dr. Andreas Lackner, sobre o lançamento da oferta de PCF da CERATIZIT.

 

Diferentes níveis de serviço

A oferta de serviços da CERATIZIT relacionados a PCF inclui diversos níveis de serviço. Para todos os produtos já incluídos na linha de serviços, a classe PCF é exibida na loja e na fatura sem qualquer custo adicional. Esta classificação alfabética com seis classes de A a F permite conhecer e avaliar rapidamente a pegada de carbono de um produto. A segunda opção inclui um valor médio da PCF em kg CO2e/kg de produto, bem como uma visão geral resumida da pegada de carbono total relacionada aos produtos listados e ao volume fabricado e fornecido em um período de tempo definido pelo cliente. O nível de serviço mais abrangente fornece aos clientes informações detalhadas da PCF sobre cada produto adquirido para o qual os dados estão disponíveis. A princípio, essas informações serão oferecidas apenas para alguns dos produtos. No entanto, o objetivo é expandir gradualmente a linha e, em última análise, fornecer informações de PCF para todos os produtos.

 

Produtos upGRADE sempre fornecidos com informações de PCF

Os produtos da família upGRADE, feitos 100% de matérias-primas secundárias e com PCF particularmente baixa, também ocupam uma posição especial. Com estes produtos, as informações detalhadas da PCF já estão incluídas no preço de compra. A classe CT-GS20Y para cilindros e ferramentas de corte e a classe KLC20+ para trabalhos em madeira são fabricadas com matérias-primas secundárias rigorosamente selecionadas e combinam desempenho premium com uma PCF particularmente baixa, que está em média cerca de 60% abaixo da PCF das classes padrão correspondentes da CERATIZIT, as colocando na classe PCF “A”.

 

Modelo de cálculo verificado externamente

A abordagem de cálculo está alinhada com a norma ISO 14067:2018 e foi revisada criticamente por um terceiro, denkstatt, membro da Inogen - Environmental Alliance. 

 

Informações detalhadas sobre o modelo da PCF mediante solicitação

Informações detalhadas sobre o modelo por trás do cálculo da Pegada de Carbono do Produto estarão disponíveis nas próximas semanas, mas já podem ser solicitadas através do link na página inicial 'PCF Classification' e diretamente por e-mail para sustainability@ceratizit.com. Clientes, parceiros, companheiros de mercado e todos os demais estão convidados a conhecer o modelo e adotá-lo, se assim o desejarem. Somente trabalhando juntos será possível conduzir a indústria do metal duro a um futuro mais sustentável.

Press contact:

Parwez Farsan
CERATIZIT S.A.
101, Route de Holzem
LU-8232 Mamer
Luxembourg
+352 31 20 85-854
press@ceratizit.com

CERATIZIT – com paixão e espírito pioneiro para metais duros

Há mais de 100 anos, a CERATIZIT é pioneira no desenvolvimento de soluções em metal duro excepcionais para usinagem e proteção contra o desgaste. A empresa privada, com sede social em Mamer, Luxemburgo, desenvolve e produz ferramentas de corte altamente especializadas, insertos intercambiáveis e cilindros feitos de materiais duros, além de peças de desgaste. O Grupo CERATIZIT é o líder de mercado global em várias áreas de aplicação e desenvolve com sucesso novas classes de metal duro, cermet e cerâmica, para trabalhos em madeira e pedra.

 

Com 7.000 funcionários em 30 unidades de produção e uma rede de vendas com mais de 50 filiais, a CERATIZIT é um participante global na indústria de metal duro. A rede internacional da empresa inclui a subsidiária Stadler Metalle e a joint venture CB-CERATIZIT.

 

O líder em tecnologia investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento e possui 1.000 patentes. As soluções em metal duro inovadoras da CERATIZIT são usadas em vários setores, incluindo engenharia mecânica e fabricação de ferramentas, nas indústrias automobilística e aeroespacial e nas indústrias de petróleo, gás e médica.