Grupo CERATIZIT

maio 25, 2023

CERATIZIT realiza transição da produção para energia verde

Importante passo rumo à neutralidade de CO2 a partir de 2025
Sustainability

CERATIZIT S.A., Mamer, Luxemburgo (sede), 25 de maio de 2023

 

A CERATIZIT, uma empresa do Grupo Plansee, atingiu um marco importante rumo à neutralidade de CO2 a partir de 2025. Desde o início de 2023, a especialista em metal duro realiza sua produção com mais de 99% de energia verde de fontes renováveis. 

 

No âmbito de uma ambiciosa estratégia de sustentabilidade, nos últimos meses a CERATIZIT alternou pouco a pouco a alimentação de energia das unidades de produção para energia verde. Com a garantia dos respectivos certificados dos fornecedores de energia, agora a CERATIZIT já consegue cobrir 99% da necessidade de energia de todo o grupo usando fontes renováveis. Assim, os especialistas em metal duro atingiram o primeiro marco rumo à neutralidade de CO2 a partir de 2025. Com a transição, a CERATIZIT foi capaz de reduzir de uma só vez a pegada de carbono corporativa (Corporate Carbon Footprint, CCF) em mais de 20%.

 

Base de cálculo definida para metas de redução

O ponto inicial para as ambiciosas metas de redução da CERATIZTI foi o ano fiscal 2020/21, em que a empresa gerou quase 176.000 toneladas de CO2 equivalente (dióxido de carbono equivalente) de acordo com o Protocolo GHG (Greenhouse Gas Protocol).1  Cerca de um quarto dessas emissões são atribuíveis ao Escopo 1 (consumo de combustíveis fósseis) e ao Escopo 2 (energia comprada), e cerca de metade às emissões do Escopo 3, que são causadas principalmente por bens e serviços adquiridos e viagens de ida e volta de funcionários para o trabalho.

 

“Com os resultados finais, temos a base necessária para tomar as primeiras medidas direcionadas para a redução de nossa pegada de carbono. A transição para a energia verde, através da qual conseguimos reduzir nossa pegada de carbono em mais de 20% de uma só vez, é apenas o primeiro passo”, explica o porta-voz do Conselho, Andreas Lackner. Com base nos números agora disponíveis, a empresa decidirá sobre novas medidas nos próximos meses, a fim de reduzir a Corporate Carbon Footprint (CCF) em pelo menos 35% até 2025, conforme planejado.

 

Até 2030, a CCF deverá ser reduzida em 60% em comparação com o ano de base, através de outras medidas como, por exemplo, a transição para o hidrogênio verde. A empresa já planeja atingir a meta "Net Zero" até 2040, dez anos antes das metas estabelecidas pelo Acordo do Clima de Paris.

 

                                                                                                                                             

1 O valor foi calculado de acordo com o escopo Cradle-to-Gate, ou seja, ele inclui o Escopo 1, Escopo 2 e Escopo 3 upstream; o Escopo 3 downstream não está incluído.

Press contact:

Parwez Farsan
CERATIZIT S.A.
101, Route de Holzem
LU-8232 Mamer
Luxembourg
+352 31 20 85-854
press@ceratizit.com

CERATIZIT – com paixão e espírito pioneiro para metais duros

Há mais de 100 anos, a CERATIZIT é pioneira no desenvolvimento de soluções em metal duro excepcionais para usinagem e proteção contra o desgaste. A empresa privada, com sede social em Mamer, Luxemburgo, desenvolve e produz ferramentas de corte altamente especializadas, insertos intercambiáveis e cilindros feitos de materiais duros, além de peças de desgaste. O Grupo CERATIZIT é o líder de mercado global em várias áreas de aplicação e desenvolve com sucesso novas classes de metal duro, cermet e cerâmica, para trabalhos em madeira e pedra.

 

Com 7.000 funcionários em 30 unidades de produção e uma rede de vendas com mais de 50 filiais, a CERATIZIT é um participante global na indústria de metal duro. A rede internacional da empresa inclui a subsidiária Stadler Metalle e a joint venture CB-CERATIZIT.

 

O líder em tecnologia investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento e possui 1.000 patentes. As soluções em metal duro inovadoras da CERATIZIT são usadas em vários setores, incluindo engenharia mecânica e fabricação de ferramentas, nas indústrias automobilística e aeroespacial e nas indústrias de petróleo, gás e médica.